Categorias

Samsung lança aplicativo de Realidade Ampliada para deficientes visuais

A Samsung desenvolveu e lançou um aplicativo que irá dar uma nova função para o seu dispositivo de Realidade Virtual Gear VR: auxiliar deficientes visuais a enxergar corretamente.

Batizado de Relumino, a solução gratuita corrige diferentes problemas de visão em tempo real através de conjunto de ajustes que pré-processam imagens para o usuário.

A câmera do smartphone acoplada ao dispositivo funciona como os olhos do usuário. A partir das imagens captadas pela lente, o Relumino pode oferecer correções para áreas específicas, amplificando o foco, melhorando o contraste e a iluminação, ajustando as cores e até mesmo auxiliando aqueles que possuem visão em túnel ou com outros problemas de visão periférica, permitindo a visualização de cenas ou objetos que anteriormente estariam em áreas cegas da vista.

“Relumino será uma mudança de vida para 240 milhões de pessoas com problemas de visão ao redor do mundo”, acredita Jaiil Lee, Vice-Presidente e diretor do centro de Criatividade e Inovação da Samsung. “Nós prometemos um suporte firme e contínuo”, garantiu o executivo. O projeto nasceu da incubadora interna da empresa, a C-Lab, onde desenvolvedores e engenheiros podem trabalhar em iniciativas que não estão vinculadas às suas atividades cotidianas dentro da Samsung.

O Relumino já se encontra disponível para download na loja oficial da Oculus, com suporte aos idiomas Inglês e Coreano.