Informações divulgadas pelo grupo StatCounter indicam que, pouco a pouco, a Apple vem perdendo a liderança no mercado mobile para a Samsung, ainda que a maçã se mantenha líder em mercados como os EUA e o Canadá.
A notícia chega pouco antes do próximo evento da Apple, que acontecerá amanhã e pode ser marcado pelo anúncio de um iPhone de baixo custo. O anúncio provavelmente atrairia mais usuários de países como a China, que evitam comprar o aparelho da Apple justamente por conta de seus altos preços.
Segundo a StatCounter, os dispositivos Samsung tiveram cerca de 26,6% do total de utilização de internet móvel, enquanto os dispositivos Apple tiveram em torno de 23,4%, em agosto. A Nokia, que apresentou uma queda brusca nas vendas de celulares e vem se recuperando bem lentamente, teve 21,6% do tráfego móvel de internet no mês passado.
Nos EUA, a Apple se mantém soberana, com 52% de utilização contra 19% da Samsung, segunda colocada no país.
No Brasil, a Samsung lidera, com 36% do tráfego partindo de dispositivos da empresa coreana. A Nokia vem em segundo lugar, com 19%, e a Apple é apenas a terceira, com 16% do mercado.
– Ao longo dos últimos 12 meses, a Apple aumentou sua parcela de mercado nos EUA e no Reino Unido, mas em questão global, ainda há uma luta entre a Apple e a Samsung. Caso os rumores se confirmem, será interessante ver se um iPhone mais em conta ajudará a Apple a aumentar sua parcela de mercado global – afirmou o CEO da StatCounter, Aodhan Cullen.