Categorias

Samsung perde participação em mercado global pela primeira vez desde 2010

A Samsung acaba de perder um pouco de sua quota no mercado global de smartphones pela primeira vez em quatro anos. Mas mesmo com a notícia desanimadora, a empresa continua na frente de todos os seus concorrentes, vendendo cerca de 89 milhões de aparelhos durante o primeiro trimestre de 2014.

Os números vêm da empresa de análise Strategy Analytics, que lançou o seu próprio relatório de mercado depois de cada fornecedor publicar seus números trimestrais.

A perda de participação de mercado da Samsung chega como surpresa para analistas de mercado, já que, há um ano atrás, a gigante aumentou seus números de embarque para 69,4 milhões, mas, pelo que parece, o ajuste está crescendo abaixo da taxa de mercado.

Screenshot-2014-04-29-11.22.00

A Apple também teve um crescimento mais lento do que o mercado – apesar de superar as expectativas de analistas com 43,7 milhões de vendas do iPhone no último trimestre. A Strategy Analytics estima que sua participação de mercado caiu de 17,5% para 15,3%.

Apesar de liberar o iPhone 5c no ano passado, a Strategy Analytics acredita que a Apple poderia fazer mais em mercados emergentes: “A Apple continua forte no segmento de smartphones premium, mas a falta de presença na categoria de nível de entrada continua a custar perdas de volumes em mercados emergentes de rápido crescimento, como a América Latina”, explicou a empresa.

Já outras fabricantes, como a Huawei e a Lenovo, tiveram crescimento em seus embarques: Ambas as empresas chinesas foram responsáveis por 4,7% do mercado durante o primeiro trimestre de 2014.

O crescimento de vendas dentro da própria indústria na verdade diminuiu durante o período de três meses, gerando um aumento de 33,2% contra os 39,1% vistos no início de 2013.