Samsung é a mais recente candidata a entrar na corrida para enviar internet do espaço: A empresa apresentou uma proposta para lançar milhares de pequenos satélites que poderiam fornecer internet super rápida para bilhões de pessoas em todo o mundo.
Intitulada “Mobile Internet from the Heavens” (Internet Mobile dos céus), a proposta descreve um sistema que exige a implantação de 4.600 satélites da Terra de órbita baixa, abreviado para LEO em inglês.
O presidente da Samsung de pesquisas e desenvolvimento, Farooq Khan, foi quem propôs a ideia, dizendo que quer oferecer até um zetabyte de internet, capacidade suficiente para fornecer 200 GB de acesso por mês para cinco bilhões de usuários.
Em vez de transferir dados diretamente para smartphones, os satélites iriam se conectar com estações de base de telefonia celular ou pontos de acesso Wi-Fi, que por sua vez fornecem conectividade para dispositivos móveis.
Mas parece que a ideia não irá acontecer por um bom tempo: A proposta pretende satisfazer as demandas de tráfego sem fio da década de 2020.
A Samsung não é a primeira empresa a introduzir planos para distribuir acesso à Internet em nível global: Gigantes da tecnologia como Google, Facebook, e SpaceX, do Elon Musk, também revelaram planos para fornecer acesso à Internet através de satélites, drones e (no caso do Google) balões.
Então nós vamos ter que esperar para ver quem ganha esta segunda corrida espacial.