Categorias

Samsung revela o que aconteceu com o Galaxy Note 7

Depois de uma extensa investigação que durou meses, a Samsung divulgou no fim da noite deste Domingo o que realmente aconteceu com o Galaxy Note 7.

Não um, mas dois defeitos de fabricação diferentes seguidos provocaram as explosões das baterias dos smartphones que levaram a empresa a decidir recolher todas as unidades e encerrar a produção.

O primeiro defeito na bateria estava localizado no canto superior direito e levava a um curto-circuito da unidade. A irregularidade no tamanho foi causada por uma falha de design cometida pela Samsung SDI, divisão da própria empresa sul-coreana encarregada de fabricar e fornecer baterias para o Galaxy Note 7. Aos primeiros indícios de problemas, e sem saber exatamente quais lotes foram afetados,  Samsung emitiu um recall geral do aparelho e determinou que as baterias seguintes seriam todas produzidas pela Amperex Technology.

Entretanto, a segunda leva de baterias apresentou um novo defeito provocado por um erro de soldagem no processo de fabricação que não foi detectado e poderia levar à combustão da unidade. Analistas da própria Samsung consultados pela imprensa declaram que, se não fosse pelo segundo defeito, o Galaxy Note 7 poderia ter sobrevivido no mercado, mas a produção apressada das novas baterias provou ser um erro catastrófico para o destino do smartphone.

Apesar de terem origens diferentes, as duas falhas causavam os mesmos resultados. De acordo com Koh Dong-jin, responsável pela divisão móvel da empresa sul-coreana, a divulgação do inquérito ajuda a Samsung a recuperar a confiança perdida do consumidor. A crise do Galaxy Note 7 provocou um prejuízo aos cofres da empresa que pode chegar a 3 bilhões de dólares e um risco na sua imagem que demorará bastante tempo para ser apagado.