Categorias

Samsung vai descartar todos os Galaxy Note 7 no lixo

O que você faz com dois milhões de smartphones que você produziu mas não pode mais colocar no mercado? Se depender da Samsung, a resposta pode ser enterrar bem fundo e esquecer que aconteceu.

A empresa sul-coreana confirmou para a imprensa que não pretende consertar ou mesmo reciclar os Galaxy Note 7 que retirar de circulação: os aparelhos serão todos “descartados” no lixo.

Os atuais sistemas de reciclagem de elementos minerais raros presentes em dispositivos eletrônicos são complicados e dispendiosos. Com os cálculos do prejuízo do fiasco do Galaxy Note 7 subindo de um bilhão para dois bilhões para os cofres da Samsung, seria extremamente improvável que a empresa tentasse recuperar algo dos aparelhos e ela confirmou que não tem interesse de ir por esse caminho.

A revelação de que o destino dos aparelhos será mesmo o lixo está preocupando os ambientalistas, por causa da toxicidade de determinados componentes presentes em produtos eletrônicos, uma problemática que vem tomado vulto nos últimos anos. Segundo um porta-voz da Samsung, “nós temos um processo em ação para descartar com segurança os telefones”, embora não tenham sido oferecidos mais detalhes.

O Greenpeace está pressionando a empresa para ser mais transparente sobre o descarte dos Galaxy Note 7 nas próximas semanas e meses. No momento, a Samsung está montando uma operação de guerra para recuperar os aparelhos: usuários estão recebendo um kit especial para reenvio, incluindo uma caixa à prova de incêndio para o transporte do smartphone que apresenta risco de explosão e instruções explícitas para que as devoluções não sejam entregues por vias aéreas, mas através de serviços terrestres.