Categorias

Second Life declara guerra a cambista virtual

A versão brasileira do programa Second Life, lançada nesta semana, permite que os internautas usem reais (R$) para comprar linden dólares (L$), a moeda oficial do universo paralelo — até então, a única conversão possível era aquela entre dólares norte-americanos e lindens, através de cartão de crédito internacional. Apesar da novidade, pode demorar até que a companhia brasileira Kaizen Games responda por todas as transações feitas com moeda nacional no Second Life: para isso, ela terá de conquistar um espaço já ocupado por cambistas.

Sim, os cambistas virtuais também estão lá, para vender lindens àqueles que até então não podiam comprá-los. “Nesse sistema, o interessado emite a ordem de pagamento, eu faço a compra dos linden dólares [no cartão internacional] e revendo ao usuário, que me paga via depósito bancário [em reais]”, contou ao G1 um cambista que não quis se identificar. Em cada transação financeira, ele diz faturar 10% do valor da compra.

“A possibilidade dos brasileiros adquirirem lindens com real cria mais concorrência, o que é extremamente saudável para o público local. Cada empresa terá de se desdobrar e empreender cada vez mais para atrair os clientes, e quem ganha é o público. Vivemos em uma democracia e, nela, a concorrência é essencial”, disse. A Kaizen Games enxerga a questão de outra maneira: para a companhia, a atividade de cambistas deve perder o sentido agora que é possível usar reais.

Com informações de G1.