Categorias

Segundo a Anatel, banda larga está dentro das metas de qualidade

Banda larga brasileira está dentro das metas

A Anatel informou hoje que as empresas tem cumprido as metas de qualidade da banda larga fixa, estabelecidas pela agência. Em maio, a agência avaliou os serviços de operadoras que atuam em Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Os principais indicadores medidos são os de velocidade instantânea e velocidade média. No de velocidade instantânea, as operadoras precisam garantir que a velocidade aferida seja de pelo menos 20% da velocidade contratada em, no mínimo, 95% das medições. Neste item, todas as empresas atingiram o índice.

Já no quesito de velocidade média, as empresas precisam garantir que a média de velocidade precisa ser, no mínimo, 60% da contratada. Neste quesito, também, as empresas cumpriram a meta.

A Net foi a empresa que obteve os melhores resultados. No Rio de Janeiro, a companhia entregou 97,87% da velocidade contratada, seguida pela GVT com 94,42% e Oi com 80,5%. Em São Paulo, a Net entregou 101,59% da velocidade contratada, seguida pela GVT com 98,81% e pela CTBC com 95,81%.

A avaliação é realizada através de dados registrados por medidores instalados nas casas de voluntários. A escolha é feita através de sorteio realizado no site Brasil Banda Larga. A distribuição dos medidores em todo o país deve ser concluída até 31 de outubro, e os primeiros resultados sairão em dezembro.