Chromebook Acer
Categorias

Segundo a Gartner, vendas de Chromebooks chegarão a 5,2 milhões de unidades em 2014

A Gartner prevê que as vendas de Chromebooks chegarão a 5,2 milhões de unidades em 2014. Obviamente, previsões como estas podem ou não se concretizar. Mudanças no mercado, na mentalidade e na forma com que os consumidores enxergam cada tipo de equipamento e, também, nas próprias empresas que os desenvolvem, podem lançá-las por terra.

Mas vamos aos dados. A empresa de pesquisa e consultoria norte americana prevê que em 2014 veremos um aumento de 79% em relação ao número de Chromebooks vendidos em 2013, chegando, portanto, à marca de 5,2 milhões de unidades.

Os Chromebooks, apesar de serem mais “fracos” e limitados, estão em alta. Inúmeras empresas já entraram na área, temos aparelhos com várias configurações e hardware, e ontem mesmo foi anunciado um equipamento bastante interessante, o Chromebook 13, com tela full HD e bateria com autonomia de 13 horas, o qual tem em seu coração um processador Tegra K1, da Nvidia.

Chromebook Acer

Ainda segundo a Gartner, cerca de 85% das vendas de Chromebooks nos Estados Unidos em 2013 foram para escolas, e 82% do total das vendas se referem à América do Norte (a empresa também prevê que até 2017 terão sido vendidos 14,4 milhões de unidades).

A Gartner ainda dá um conselho aos fabricantes:

Para alcançar um público mais amplo, os fornecedores precisam oferecer recursos melhores, que tratem de padrões de uso baseados na nuvem: conectividade rápida, acesso rápido à memória, SSDs maiores e mais rápidos, e forte suporte ao usuário nos segmentos de educação e negócios, além dos consumidores.

Fazer um Chromebook competitivo não é apenas questão de hardware e preço; o mais importante é mostrar como a arquitetura baseada na nuvem do dispositivo proporciona vantagens reais aos usuários“.

Não será surpresa, claro, se forem vendidos 5,2 milhões (ou mais) de Chromebooks no mundo todo, até o final de 2014. Mas ainda estamos no campo das previsões, das suposições, do “e se”. Chromebooks são bacanas, podem ser, ainda, destinados a um nicho composto por usuários que desejam realizar tarefas mais simples com rapidez, por exemplo. Podem continuar vendendo muito. Ou não.

Finalizando, é interessante ressaltar que a Samsung domina este mercado, sendo responsável por 64,9% das vendas. Ela é seguida pela Acer, com 21,4%, e logo depois temos a HP com 6,8%, a Lenovo com 6,7% e a Dell, com ínfimos 0,3%. Segundo a Gartner, não se esqueça.