Quando se fala sobre segurança e vulnerabilidade em sistemas operacionais e dispositivos móveis, geralmente o foco é o Android e seus problemas de malware. Mas parece que as coisas estão mudando: uma nova pesquisa mostrou que o iPhone, e seu sistema iOS, tem mais vulnerabilidades de segurança do que o SO do Google, o Windows Phone e o BlackBerry combinados.
A empresa SourceFire analisou os índices de vulnerabilidade dos sistemas ao longo dos anos, e, de acordo com o engenheiro-sênior de pesquisa da empresa, Yves Younan, os resultados foram surpreendentes: apesar da Apple liberar diversas atualizações com correções de segurança, o seu indície de vulnerabilidade só continua aumentando.
De acordo com Younan, esse aumento constante pode estar acontecendo devido ao esforço que cibercriminosos têm feito para chegar até usuários da Maçã, explorando falhas de segurança, enquanto o Android, por ser uma plataforma aberta, é mais fácil de ser acessado de outras maneiras.
Das vulnerabilidades relatadas, o iPhone tem 81%, contra 9% do Android, 6% do Windows e 4% do BlackBerry. A pesquisa vem coletando dados desde 2007 e não leva em consideração outros sistemas menos utilizados, como o Symbian e Bada.