Categorias

Senado americano aprova lei polêmica de segurança cibernética

O Senado dos Estados Unidos aprovou ontem por 74 votos a 21 o polêmica Cybersecurity Information Sharing Act (CISA). Aprovação é considerada uma derrota por defensores dos direitos digitais.

A CISA autoriza provedores de acesso e serviços e empresas de tecnologia a compartilharem informações sobre seus usuários com agências governamentais em nome da segurança nacional.

Advogados dos direitos civis argumentam que os termos da legislação são muito vagos e, na prática, estariam autorizando a espionagem do Estado sobre seus cidadãos ao coagir empresas para o que seria um compartilhamento obrigatório de dados em larga escala.

A Electronic Frontier Foundation (EFF) emitiu nota lamentando o resultado da votação. A ONG que defende a liberdade da Internet desde 1990 argumenta que “a CISA não se foca nos verdadeiros problemas de cibersegurança que causaram vazamentos de dados como o da Target“. Segundo a EFF, especialistas em segurança digital são contrários à CISA, assim como acadêmicos, empresas de tecnologia e organizações dos direitos civis.