Categorias

Serviço analisa suas redes sociais e fornece relatórios para empregadores e locadores

Uma empresa inglesa está oferecendo um serviço controverso: ela analisa suas redes sociais e fornece relatórios para empregadores e locadores de imóveis.

A Scored Assured afirma que está “desbloqueando o big data para oferecer a você uma referência elaborada”, mas, na verdade, está abrindo um assustador precedente para a privacidade online.

Empregadores e locadores de imóveis solicitam o serviço da empresa e exigem que o candidato a uma vaga de emprego ou o aluguel de um imóvel abram acesso à Score Assured para analisar seus perfis. Com o acesso autorizado, a empresa utiliza uma série de ferramentas de análise de dados para interpretar tudo que foi publicado online e buscar palavras-chave que podem ser problemáticas no futuro e traça um supostamente minucioso perfil do indivíduo.

Termos como “gravidez”, “empréstimo”, “alcoolismo” ou mesmo determinadas posições políticas podem acender sinais vermelhos na avaliação que o empregador ou locador receberá. De posse desses dados, ele pode aprovar ou rejeitar o candidato sem que nenhuma explicação adicional seja oferecida.

Oficialmente, nem o Facebook nem a Scored Assured se manifestaram sobre a polêmica que esse tipo de serviço gera. Entretanto, em entrevista para o jornal The New York Times, Steve Thornhill, um dos fundadores da empresa, se esquivou da discussão: “se você está vivendo uma vida normal, então, francamente, você não tem nada com o que se preocupar”.