Categorias

Shadow Brokers lançam novo lote de dados sobre a NSA para celebrar o Halloween

O coletivo hacker Shadow Brokers vazou nessa madrugada um novo lote de dados relacionados à NSA, como forma de “celebrar” o Halloween.

Entre os dados publicados estão os endereços de 306 domínios e 352 IPs que podem estar ligados a operações de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos em 49 países.

“TheShadowBrokers está fazendo um especial de gostosuras ou travessuras para os Americanicos (sic) esta noite” afirma a mensagem do grupo, em seu costumeiro inglês confuso. A mensagem publicada no Medium foi assinada com a mesma chave de criptografia PGP utilizada por todos os outros comunicados do misterioso coletivo, que supostamente teve acesso a ferramentas secretas do The Equation Group, a elite hacker a serviço da NSA.

O Shadow Brokers suspendeu o leilão que havia organizado para liberar todas as provas e ferramentas que pertenceriam ao The Equation Group, devido à falta de interesse da comunidade. Mas o grupo não desistiu de expor as operações da NSA e o vazamento de agora pode ajudar nações e especialistas de segurança a traçarem uma ligação entre ataques recentes ou do passado com servidores e endereços que o coletivo alega estar sob controle de agentes do governo norte-americano.

Na mensagem que acompanha os arquivos, o Shadow Brokers questiona o silêncio dos principais veículos de mídia norte-americanos e a corrupção existente no processo eleitoral do país. E sugere que, ao invés de comparecer às urnas para decidir o futuro presidente dos Estados Unidos, “talvez hackear a eleição está sendo a melhor ideia”. E, se o hacking não for possível, a votação deva ser sabotada, “protestando, bloqueando, interrompendo, esmagando equipamentos, rasgando cédulas eleitorais”.