0 Compartilhamentos 124 Views

Sinal analógico de televisão começa a ser desligado em Brasília

26 de outubro de 2016

Começou hoje oficialmente o desligamento do sinal analógico de televisão no Brasil, iniciando-se no Distrito Federal e adjacências e se estendendo até o dia 17 de Novembro.

A expectativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é que o procedimento ocorra sem incidentes na capital antes de ser aplicado para outras regiões do país.

Ao todo, serão desativados 25 canais de televisão, 13 geradoras e 12 retransmissoras em Brasília, de forma progressiva. Os consumidores que ainda possuem aparelhos analógicos porque não migraram para sistemas mais modernos ou não receberam o kit de conversão financiado pelo governo deverão ter acesso a um número cada vez menor de canais disponíveis, até o encerramento completo. Entretanto, segundo dados do próprio governo, a mudança deverá ter um impacto mínimo na população.

A determinação na legislação brasileira é que a desativação total do sinal analógico só poderia ser realizada quando 93% dos usuários já tivessem acesso ao sinal digital. Um levantamento realizado pela Anatel detectou que até 15 de Outubro cerca de 88% dos domicílios já possuíam aparelhos capacitados ou um conversor. A previsão é que esse percentual tenha chegado a 90% nessa quarta-feira e, uma vez que a regra permite uma variação porcentual de 3%, considerada como margem de erro, foi tomada a iniciativa de se iniciar o desligamento do sinal analógico.

O governo federal ainda tem à disposição cerca de 90 mil kits de conversão gratuitos que podem ser acoplados a televisores antigos. Estes aparelhos podem ser distribuídos para famílias de baixa renda atendidas por programas sociais, através de um cadastro rápido válido para todo o país pelo número telefônico 147. De acordo com a Anatel, 75% dos beneficiados que teriam direito ao conversor já solicitaram e receberam o kit.

Ainda será possível receber o adaptador mesmo após o desligamento do sinal analógico. “Pedimos para aqueles que ainda não tenham ido e que tenham direito de buscar conversores que o façam, mesmo depois do início da desativação dos canais. Os equipamentos estão disponíveis para retirada”, declarou Rodrigo Zerbone, conselheiro da agência.

Se tudo der certo em Brasília, o cronograma do governo prevê que o processo será iniciado a seguir na cidade de São Paulo e sua região metropolitana. A estimativa da Anatel é que o sinal analógico esteja desligado por completo na área até 29 de Março de 2017.

Você pode se interessar

Skynet é real e é chinesa
Artigos
8 visualizações
Artigos
8 visualizações

Skynet é real e é chinesa

Carlos L. A. da Silva - 10 de dezembro de 2019

Cerca de 200 milhões de câmeras de vigilância estão em operação nesse momento no país, ligadas a uma rede do governo batizada como Skynet.

Promoções de Jogos do Final de Semana (06/12)
Notícias
16 visualizações
Notícias
16 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (06/12)

Carlos L. A. da Silva - 6 de dezembro de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Como bloquear trolls no Twitter em larga escala
Dicas
18 visualizações
Dicas
18 visualizações

Como bloquear trolls no Twitter em larga escala

Carlos L. A. da Silva - 4 de dezembro de 2019

Ninguém está livre de cair na mira de uma horda virtual e saber se defender é fundamental.

Mais publicações

Como aproveitar ao máximo a Área de Transferência do Windows 10
Dicas
19 visualizações
19 visualizações

Como aproveitar ao máximo a Área de Transferência do Windows 10

Carlos L. A. da Silva - 28 de novembro de 2019
Tudo que você precisa saber sobre o USB4
Artigos
46 visualizações
46 visualizações

Tudo que você precisa saber sobre o USB4

Carlos L. A. da Silva - 25 de novembro de 2019