Apple - Siri
Categorias

Siri salva vidas na costa da Flórida

Pela segunda vez nesse semestre, Siri teve um papel fundamental para salvar as vidas de seus usuários.

O novo caso aconteceu no litoral do estado norte-americano da Flórida no último sábado de Abril, quando a assistente digital do iPhone foi utilizada para resgatar três náufragos que poderiam ter congelado nas águas frias do oceano.

O barco em que estavam os três pescadores começou a inundar a mais de seis quilômetros da costa da cidade Key Biscayne. Segundo o grupo, foi tudo muito rápido e só deu tempo de colocar os coletes salva-vidas e se jogar na água antes do barco afundar por completo. Um dos pescadores tentou solicitar socorro pelo iPhone, mas conta que seus dedos estavam enrijecidos pelo frio e molhados e ele não conseguiu utilizar o teclado da tela do aparelho. Porém, ativando a Siri por comando de voz, ele foi capaz de pedir ajuda ao 911, o número de emergência nos Estados Unidos.

Os náufragos foram resgatados logo depois pela Guarda Costeira. Um helicóptero localizou o grupo e jogou um bote inflável que os manteve fora da água gelada até a chegada de um barco de socorro. “Eles tinham um iPhone 7, que eu estou descobrindo hoje que é à prova d’água. Entretanto, ele não conseguia tocar na tela com seus dedos porque eles estavam congelados, mas ele usou a Siri para chamar o 911”, explicou o Sargento James Barrett, que participou da operação de resgate.

No mês de Março, um menino de apenas 4 anos desbloqueou o iPhone da mãe e usou a assistente digital para chamar ajuda depois que a mãe desmaiou no meio da sala. De acordo com as autoridades que responderam ao chamado, sem a perspicácia da criança e a facilidade de uso da Siri, o incidente poderia ter terminado em tragédia.