O sistema de comunicação interna do Palácio Itamaraty, que é usado pelo Ministério das Relações Exteriores e também pelas embaixadas brasileiras ao redor do mundo, foi invadido por hackers. As informações são do G1.
A invasão ocorreu no começo dessa semana e nenhuma declaração sobre possíveis danos do ataque ainda foi dada. A Divisão de Informática do ministério já está avaliando a situação.
O sistema é usado para transportar informações sigilosas e mais sensíveis, que geralmente são criptografadas.
Além do sistema, os hackers conseguiram também invadir contas de e-mails de servidores do ministério, mas não se sabe se houve um vazamento de informações.
Depois do ataque, o sistema de e-mails foi tirado do ar momentaneamente para realizar uma manutenção e troca de senhas dos servidores de Brasília e das embaixadas no exterior. O sistema já está no ar novamente.
O ministério ainda não sabe dizer quais setores foram mais afetados pelo ataque, mas o potencial de vítimas inclui diplomatas brasileiros em todo o mundo e oficiais de chancelaria e funcionários locais de embaixadas.
A Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional devem iniciar uma investigação para identificar a origem e os autores do ataque.