O Ubuntu, sistema operacional da Canonical, teve sua mais nova versão lançada ontem (2), e agora se encontra disponível para smartphones. O SO utiliza elementos do Android e aposta em clareza e facilidade de navegação.
Ao desenvolver o sistema para smartphones, a Canonical decidiu focar no espaço utilizado, comparando a limitação das telas de celulares aos computadores e tablets. Pensando assim, a empresa decidiu eliminar o máximo de elementos gráficos para dar lugar a um espaço maior de visualização: sem elementos supérfluos, a navegação é realizada através de interação entre os cantos da tela e a interface é projetada de forma que os controles só aparecem quando o usuário quer. Além disso, ele pode ser utilizado como computador quando conectado a um monitor, teclado e mouse.
Com alguns gestos o usuário pode encontrar conteúdos, fazer pesquisas e utilizar comandos de voz e texto. O Ubuntu suporta aplicativos nativos, aplicações Web e outras baseadas em HTML5. A Canonical também já confirmou que pretende lançar uma loja de aplicativos no futuro.
O Ubuntu, sistema operacional baseado em Linux, distribuído gratuitamente como um software de open source, foi lançado em outubro de 2004. Desde então, a Canonical vem lançado novas versões de aproximadamente seis em seis meses, oferecendo suporte para cada atualização em até 18 meses após o lançamento. Os primeiros smartphones do Ubuntu devem aparecer no final desse ano ou no início de 2014.