Categorias

Site cria palavras-cruzadas com senhas vazadas da Adobe

Parece brincadeira, mas não é: um pesquisador de segurança criou um jogo de palavras-cruzadas com as mil senhas mais óbvias vazadas da Adobe em outubro passado. O objetivo é alertar os usuários sobre a escolha de uma senha forte.

Inicialmente, a Adobe admitiu o vazamento de dados pessoais de cerca de 3 milhões de usuários dos seus serviços. Mais tarde, foi descoberto que o número era muito maior: 38 milhões de contas ativas teriam sido descobertas pelos hackers em um banco de dados de reserva da empresa com baixa segurança. Entretanto, o buraco era ainda mais fundo e foi publicado um arquivo contendo mais de 130 milhões de senhas, de usuários ativos e inativos.

Apesar do vazamento, as senhas encontravam-se protegidas por encriptação. Porém, todas as senhas aparentemente usavam a mesma chave de encriptação. Uma vez que os lembretes de senha não estavam protegidos da mesma forma, foi só uma questão de tempo para que as senhas mais óbvias fossem descobertas e a chave quebrada.

adobe-crossword

O site Adobe Crossword transformou o método de adivinhação em um jogo. Temos as senhas encriptadas acompanhadas de uma longa lista de lembretes associados a elas. É possível perceber que não apenas os usuários continuam usando as mesmas senhas fracas de sempre, como também muitos usam pistas extremamente fáceis ou repetem a própria senha no lembrete!