Categorias

Site de troca de Bitcoin é atacado e 5 milhões de dólares são roubados

Menos de uma semana em um novo ano e temos o primeiro grande cyber-crime: O serviço esloveno de troca de Bitcoin chamado Bitstamp foi hackeado.

De acordo com uma mensagem em sua página inicial, Bitstamp observou que uma das suas carteiras operacionais foi comprometida no dia 04 de janeiro, e, posteriormente, suspendeu o seu serviço. Bitcoins no valor de US$ 5 milhões foram roubados.

A empresa diz que a maioria dos seus fundos são mantidos em ‘armazenamento a frio” ( máquinas offline que não podem ser acessadas pela Internet) e apenas uma fração de moedas usadas para transações online frequentes desapareceram.

Minhas sinceras desculpas a todos aqueles que são afetados pelo nosso serviço estar temporariamente suspenso. Detalhes: https://www.bitstamp.net

Ele pediu a seus clientes que não façam quaisquer depósitos por enquanto para evitar mais perdas. Bitstamp também disse que todos os “saldos existentes antes da suspensão temporária dos serviços não serão afetados e serão pagos na íntegra”.

Bitstamp ainda não revelou quaisquer outros detalhes sobre os suspeitos por trás da violação ou quando o seu serviço voltará ao ar. Nesse meio tempo, seu CEO, Nejc Kodric, emitiu um pedido de desculpas através do Twitter:

Kodric também disse ao WIRED que sua empresa está cooperando com as autoridades para descobrir o culpado por trás do ataque, e está “trabalhando para transferir um backup seguro do site Bitstamp para um novo ambiente e estará colocando-o online nos próximos dias”.