Categorias

Site expõe o conteúdo de milhares de câmeras desprotegidas

Segurança nunca é demais e uma boa senha é o começo de tudo. Mas milhares de usuários de câmeras de monitoramento espalhadas pelo mundo continuam usando a senha padrão de instalação. E agora um único site está transmitindo o conteúdo de todas elas.

Batizado de Insecam, a ideia provavelmente está violando a lei de diversos países, invadindo a privacidade de dezenas de milhares de câmeras em tempo real para a Internet. E, por isso, não estamos divulgando o link aqui. Mas está ao alcance do Google. Assim como o próprio conteúdo das câmeras.

De acordo com seu idealizador, “este site foi criado para mostrar a importância das configurações de segurança. Para remover sua câmera pública do site e torná-la privada a única coisa que você precisa fazer é alterar sua senha padrão da câmera”.

insecam-02
Família assiste televisão sem saber que está online por causa de câmera desprotegida.

E são muitas transmissões expostas no Insecam. Apenas em território americano, existem mais de 5000 câmeras abertas, exibindo quartos de crianças, salas de estar, calçadas, garagens, lojas, escolas e muito mais. Muitas delas exibem suas coordenadas de GPS para quem quiser saber.

insecam-03

insecam

Mas o Insecam prova que o problema não é exclusivo dos americanos e exibe também imagens do mundo todo. Existem no momento 297 câmeras brasileiras expostas e cadastradas no site. É possível navegar por país e por modelo e se assustar com o nível de exposição que uma simples senha não configurada pode causar.