Categorias

Skype passa a ter editor de códigos para testar programadores em entrevistas de emprego

Você se garante em uma linguagem de programação? Se garante o bastante para fazer um teste de código em uma entrevista de emprego? Através do Skype?

Para quem fica nervoso na hora de mostrar o seu valor, é melhor preparar os nervos: a Microsoft embutiu um editor de códigos em tempo real no próprio Skype justamente para processos seletivos de empresas.

Agora recrutadores poderão avaliar o conhecimento de candidatos em tempo real em C, C++, C#, Java, JavaScript, Python e Ruby dentro da própria plataforma de mensagens, sem precisar baixar nada. O recurso está disponível através do uso dos navegadores Google Chrome e Microsoft Edge configurados para o idioma inglês. A partir daí, basta acessar Skype.com/interviews para começar a entrevista… e o teste de habilidade no código. Confira como funciona:

A funcionalidade ainda está em fase de testes, mas já conta com ferramentas poderosas como destaque de sintaxe e a possibilidade de mudar a linguagem escolhida com um botão. O entrevistador prepara o terreno e envia um link exclusivo para o candidato se conectar e participar da sabatina.

O objetivo da Microsoft é facilitar um processo que já havia sido percebido pela empresa, onde entrevistas remotas precisavam lidar com o candidato alternando entre duas janelas e dois aplicativos diferentes para realizar seus testes. Com o Skype Interviews, tanto o vídeo do entrevistador quanto o editor de código estão na mesma interface.

Certamente não é uma funcionalidade que será empregada por todas as empresas, mas abre portas para aplicações similares em outras áreas que não sejam programação e que também exijam do candidato uma demonstração de capacitação.