No final da noite de ontem o Skype finalmente voltou a funcionar para a maioria dos usuários, segundo Tony Bates, CEO da empresa. Segundo ele, 90% dos usuários esperados para o dia de hoje (cerca de 20 milhões) já conseguem se conectar ao serviço, mas alguns recursos ainda não estão funcionando. “Já conseguimos estabilizar nossa plataforma de serviços principais”, diz Bates.
Na tarde de ontem, um dia após o início da falha que tirou do ar o serviço em todas as partes do mundo, Bates falou pela primeira vez. Até então, eles haviam conectado 80% dos usuários esperados para o dia. A empresa afirmou que, naquele momento, havia 16,5 milhões de usuários conectados, o que equivale a 13,3% do total de usuários do Skype.
“Agora nós entendemos a causa do problema e acreditamos que não foi um ataque malicioso”, diz Bates. O Skype continua analisando a falha para identificar qual foi a causa e tomar medidas preventivas para que ela não se repita.
Vale lembrar que alguns recursos do Skype, como ligações em grupo por vídeo e mensagens instantâneas offline, demorarão mais algumas horas para serem reestabelecidas.
Ligações não realizadas
Para ressarcir os usuários pelo tempo que ficaram offline, Bates anunciou que o Skype enviará por e-mail um crédito pré-pago. Com ele, o usuário poderá fazer 30 minutos de ligações para qualquer lugar no mundo, dependendo da tarifa prevista para ligações em cada região.
Já os assinantes do serviço receberão uma extensão de sua assinatura por uma semana. Ela será creditada no final da assinatura atual. Bates novamente pediu desculpas pelo ocorrido. “Nos agradecemos por vocês terem sido tão pacientes enquanto nós restaurávamos o serviço.”
Com informações de Ig Tecnologia.