Categorias

Skyrmion poderá ajudar a desenvolver discos rígidos 20 vezes menores

Partícula descoberta por Tony Skyrme pode ajudar na redução do tamanho físico de discos rígidos
Partícula descoberta por Tony Skyrme pode ajudar na redução do tamanho físico de discos rígidos

Cientistas estão tentando aprofundar os estudos de uma partícula capaz de criar um campo magnético que consegue acomodar átomos de maneira estável. Chamada de skyrmion, a nova partícula pode, na prática, permitir que um número maior de informações seja agrupada em um espaço menos, dando a possibilidade de produzir discos rígidos em torno de 20 vezes menores que os atuais, sem perder espaço de armazenamento.

Porém, a pesquisa, publicada na revista americana Nature, está bem longe de ser concluída, mesmo que já exista desde a década de 1960, idealizados pelo físico britânico Tony Skyrme. A partícula funciona como um campo magnético, que agrupa os átomos em formato de vórtice. Por conta disso, as partículas podem ficar muito próximas umas das outras, sem comprometer a estabilidade do estado magnético de cada bit.

A coordenadora dos estudos sobre skyrmion na cidade alemã de Hamburgo, Kristen von Bergmann, disse que desenvolveu os skyrmions em um fino filme magnético de paládio e ferro, mas ainda não conseguiu que o produto tenha aplicação prática: os pesquisadores conseguiram gravar dados em apenas 60% das vezes, em uma temperatura próxima a -268° Celsius.