Categorias

Smart TV da Samsung pode espionar usuários?

Em uma era onde organizações que espionam e monitoram cidadãos comuns é uma realidade confirmada, a Smart TV da Samsung traz uma cláusula preocupante em sua política de privacidade: ela grava e transmite o que você fala.

Segundo o contrato de uso dos televisores inteligentes, a própria Samsung recomenda “por favor, esteja ciente de que se suas palavras faladas (próximas ao aparelho) incluírem informações pessoais ou outros dados confidenciais, essa informação estará entre aquelas capturadas e transmitidas para terceiros através do uso do Reconhecimento de Voz”.

Em outras palavras, cuidado com o que fala na frente da sua Smart TV.

samsung

A assustadora cláusula só foi descoberta durante este final de semana e a Samsung foi indagada sobre o seu significado preciso. De acordo com um porta-voz da empresa, “a Samsung leva a privacidade dos consumidores muito à sério. Em todas as nossas Smart TVs nós empregamos travas de segurança que são padrões na indústria, incluindo encriptação, para proteger as informações pessoais dos consumidores e evitar sua coleta e uso não-autorizado”.

Entretanto, a Samsung não explicita como funcionaria a coleta e o uso autorizado desses dados. Mas esclarece que a função primária do Reconhecimento de Voz é identificar comandos para o aparelho e pesquisas e que as Smart TVs sinalizam quando estão escutando com um ícone de um microfone na tela.