O sistema operacional Ubuntu Touch da Canonical finalmente será colocado em smartphones, que serão feitos por um fabricante de hardware misterioso, disse a empresa nessa terça-feira (10).
Em entrevista ao site CNET, o fundador da Canonical, Mark Shuttleworth, disse que já está fazendo acordos com fabricantes de smartphones para colocar o sistema operacional em celulares high-end no próximo ano. Se isso soa como um disco quebrado, você não está enganado: Em janeiro, a Canonical prometeu um dispositivo que executaria uma versão autônoma do Ubuntu para o início do próximo ano, meta que acabou se desfazendo quando o crowdfunding para o Edge não chegou ao valor que era preciso.
Mas embora o Edge não tenha sobrevivido, o sistema que estaria no smartphone será feito, e Shuttleworth afirmou que a empresa já está em discussões com pelo menos quatro grandes fabricantes de celulares para ter outros dispositivos com o Ubuntu Touch.
Canonical é uma das várias empresas que lutam no mercado de sistemas operacionais móveis. O Android, do Google, e o iOS, da Apple, ainda reinam juntos, enquanto a Microsoft, Blackberry e outros brigam por uma pequena parcela de usuários. A Canonical está acompanhada também por outras gigantes, incluindo a Samsung, que também tem um sistema operacional baseado em Linux chamado Tizen, bem como a Mozilla, que lançou os primeiros dispositivos com o Firefox OS em abril.