Categorias

SmartTV por mil reais é golpe

A Black Friday ainda está longe, mas os cibercriminosos já estão aproveitando o clima de empolgação do consumidor para praticar golpes e o mais recente envolve uma suposta SmartTV da LG por apenas R$1.099.

A falsa propaganda está circulando pela internet no Brasil e oferece produto por um quarto do preço normal, mas o objetivo dos responsáveis é furtar dados bancários de suas vítimas.

O alerta foi dado por Eduardo Lopes, diretor da Nodes Tecnologia e distribuidor das soluções Avira no Brasil. De acordo com sua investigação, a mensagem com o golpe está sendo distribuída por email com características de uma loja de departamentos conhecida no país. A oferta tentadora demais para ser verdade acaba induzindo os incautos a tentarem efetuar a compra, fornecendo seus dados de contato e até número do cartão do crédito para os cibercriminosos.

“Um desconto tão grande é sempre uma possibilidade de fraude. O melhor a fazer é nunca acreditar neste tipo de e-­mail e manter as suas pesquisas diretamente nas verdadeiras lojas online”, explica o diretor.

O crime cibernético tradicionalmente se aproveita de momentos importantes ou eventos para tentar disseminar suas iscas pela internet, seja através de emails não solicitados ou correntes repassadas em redes sociais ou aplicativos de mensagens. A recomendação é que o consumidor fique especialmente mais atento durante esse mês, por conta da euforia da Black Friday.