Categorias

Snapchat ganha atualização e aposta em mistura de vídeo e mensagens de texto

O Snapchat agora está diferente. O aplicativo ganhou uma reformulação nessa quinta-feira (01) que permite que você envie mensagens direto do app para amigos pela primeira vez e – você adivinhou – uma vez que você sair de uma conversa, as mensagens desaparecem.

O novo aplicativo permite também que você converse por vídeo com amigos a qualquer momento. Mas, como a maioria dos recursos implementados no Snapchat não são nada convencionais, a esperança de seu CEO, Evan Spiegel, é fazer os chats de vídeo parecerem acidentais, como um encontro na esquina de uma rua, em vez de uma chamada planejada há dias no Skype.

snapchat-theverge-2_1020

As notificações também mudaram. Com o novo Snapchat, você não saberá se recebeu um novo snap ou um bate-papo, eles só mostram o nome do amigo que quer sua atenção.

Além disso, o programa trouxe soluções únicas para outras armadilhas usuais de um aplicativo de mensagens, mas elas funcionam de uma forma diferente do que você imagina: Em vez de confirmações de leitura, por exemplo, você saberá que uma mensagem foi lida porque ela desaparece da sua conversa (mas você pode tocar em textos individuais para salvá-los).

snapchat-stills-theverge-2_1020

O status online é manipulado por algo que Spiegel chama de “Here”: A qualquer momento, uma bolha azul pode sutilmente aparecer na sua janela de chat e pulsar, para que você saiba que um de seus amigos está no chat e quer falar com você. Somente quando as duas pessoas estão dentro de um bate-papo pode se iniciar uma chamada de vídeo, pressionando e segurando o botão azul.

Mas os chats de vídeo não precisarão funcionar para os dois usuários. Ao tocar e segurar o botão azul, dentro de alguns segundos seu rosto se ilumina na tela do seu amigo. Você pode falar o quanto quiser, enquanto o seu amigo escuta, e se você quiser mostrar-lhes algo, você pode arrastar o dedo para cima para ativar a câmera traseira. Se o outro usuário quiser participar, ele pode tocar e segurar em sua tela para iniciar o envio de vídeo também. Não há nenhum botão para acabar a chamada também: Você termina ao levantar o dedo.

Snapchat-Messaging-640x561

A empresa também aproveitou a oportunidade para reduzir as notificações de texto incessantes. O novo Snapchat só vibra o smartphone uma vez, não importa quantas mensagens o usuário envie para você. Além disso, quando você estiver conversando através de vídeo, a sua própria imagem eventualmente desaparece no fundo para evitar distrair você.

Confira os novos recursos de vídeo abaixo: