Categorias

Snapchat promete reparo de segurança após sofrer invasão

Durante o último dia de 2013, um grupo de hackers (conhecido como SnapchatD8) se infiltrou na central de dados do aplicativo Snapchat e vazou 4.6 milhões de números parciais de telefone. Agora, depois de três dias, o serviço de mensagens se manifestou, prometendo que irá alterar seu app para dificultar o acesso de usuários maliciosos.

O vazamento foi possível através da opção “Find Friends” (Ache Amigos, em tradução literal), que ajuda usuários a achar qualquer amigo que tenha partilhado seu número com o serviço. SnapchatDB usou o recurso para fazer o upload de milhares de números e descobrir se contas do app estavam ligadas a eles.

“Nós estaremos lançando uma versão atualizada da aplicação do Snapchat que permitirá que usuários escolham se aparecerão em Find Friends depois de terem configurado seus números”, explicou o serviço em seu blog. “Também estamos melhorando a limitação de taxa e outras restrições para enfrentar futuras tentativas de abusar”, garantiu.

snapchat

Nenhuma mensagem ou outros dados além de nomes de usuários e números de telefone foram divulgados, mas o Snapchat enfrentou críticas durante o vazamento. Principalmente porque a preocupação de que os números de telefone dos usuários poderiam ser acessados havia sido divulgada por grupos de segurança meses atrás, mas a epresa inicialmente rejeitou essas preocupações.

Hoje, o aplicativo postou um endereço de e-mail que hackers, usuários e outras companhias podem usar para notificar a empresa de possíveis problemas: [email protected]. “A comunidade Snapchat é um lugar onde os amigos se sentem à vontade para expressarem-se”, disse a empresa, “e nós estamos dedicados a impedir abuso”.