Edward Snowden
Categorias

Snowden se oferece para ajudar governo brasileiro a investigar espionagem da NSA

Edward Snowden, conhecido como o homem que entregou relarórios da NSA para os jornais no começo desse ano, escreveu uma carta aberta para os brasileiros, oferecendo-se para ajudar o governo brasileiro a investigar espionagens dos EUA em troca de asilo político permanente. A carta foi publicada em português nessa terça-feira (17) na Folha de São Paulo.

Na carta, Snowden elogiou o governo brasileiro por lutar contra a espionagem norte-americana depois que foi revelado que a NSA tinha conduzido uma vigilância generalizada de empresas e civis por aqui, incluindo da presidente Dilma.

As revelações levantaram tensões diplomáticas no Brasil, e o governo chegou a pedir a construção de um novo sistema de fibra ótica para fugir do monitoramento da NSA.

Edward-Snowden
Snowden publicou carta aberta na Folha de São Paulo

“Eu já expressei minha vontade de ajudar sempre que necessário e legal, mas, infelizmente, o governo dos Estados Unidos tem trabalhado muito duro para limitar a minha capacidade de fazer isso”, diz a carta. “Até que um país conceda asilo político permanente, o governo dos EUA vai continuar a interferir com a minha capacidade de falar”, explicou Snowden.

Snowden, que atualmente está vivendo como um fugitivo na Rússia, vazou documentos secretos sobre os programas de espionagem da NSA no início deste ano para um jornalista do The Guardian.

Ele já havia solicitado ajuda do Brasil e de outros países, antes de ser concedido asilo temporário pela Rússia em agosto. Até o momento, não houve manifestação oficial do governo sobre a carta.