Categorias

SoftBank compra ARM por mais de 100 bilhões de reais

No que certamente é uma das maiores aquisições da História da tecnologia, a gigante japonesa SoftBank anunciou a compra da fabricante de processadores ARM pelo equivalente a mais de 100 bilhões de reais.

Os chips da ARM estão presentes em mais de 90 bilhões de dispositivos em todo mundo, desde iPhones até Internet das Coisas, e a empresa só tende a crescer com a aquisição.

Com 25 anos de estrada, a ARM cresceu debaixo da sombra da Intel por longas décadas até o lançamento do smartphone da Apple. Atualmente, fora do segmento de PC, a inglesa ARM é líder em processadores, posição acentuada pelo valor astronômico pago em sua compra: 24.3 bilhões de libras (cerca de 104 bilhões de reais na cotação de hoje). A SoftBank anunciou que não apenas irá manter o quartel-general da fabricante no Reino Unido como ainda irá dobrar o número de funcionários nos próximos cinco anos e expandir em outras regiões do mundo.

Se o iPhone impulsionou o crescimento da ARM, foi a Internet das Coisas que consolidou seu nome no mercado. Processadores ARM estão presentes em televisores, automóveis, GPS, relógios inteligentes e praticamente a grande maioria de dispositivos diversos que compõem esse ecossistema. Como se não bastasse essa dominância, 50% dos aparelhos Android também utilizam a tecnologia da empresa inglesa.

Com a aquisição, Simon Segars, CEO da ARM, deixou bem claro que a evolução da empresa será ainda mais agressiva: “nós iremos fazer mais, nós iremos fazer mais rápido, e nós iremos fazer isso com um maior grau de investimento”. Analistas preveem uma redução de custos dos processadores de Internet das Coisas, o que pode levar à redução dos preços dos próprios dispositivos e um aumento em sua popularidade.