Categorias

Software para auxiliar tratamento de diabetes vence etapa da Imagine Cup Brasil

Etapa mundial será disputada na Rússia, em junho

A edição brasileira da Imagine Cup 2013, competição de tecnologia da Microsoft, foi o “InsuOnline”. O programa foi campeão na categoria Cidadania Mundial, e vai disputar a final mundial, que será realizada entre 8 e 11 de junho, na Rússia.

Segundo a Microsoft, o InsuOnline foi criado para melhorar a habilidade e a confiança dos médicos para prescrever insulina, e melhorar o controle de pacientes diabéticos. O software foi desenvolvido por um estudante da Faculdade Pequeno Príncipe, de Londrina, Leandro Arthur Diehl, e seu mentor, Rodrigo Martins de Souza. Eles formaram a equipe Oniria Games for Health Brazil.

Segundo os criadores do programa, existem 370 milhões de diabéticos em todo o mundo, e em algum momento, a maioria desses pacientes vai precisar de insulina. Porém, a maioria dos médicos tem dificuldades em relação ao uso de insulina, pois não são especialistas em diabetes mellitus. A intenção dos criadores é que, através de um jogo, o profissional pratique o atendimento a pacientes com diabetes, analisando os resultados laboratoriais e realizando análise física para prescrever insulina no tratamento da diabetes.

– A Imagine Cup estimula jovens estudantes brasileiros a desenvolverem tecnologias inovadoras que possam ter impacto na sociedade e na vida de cada um desses nossos novos empreendedores – afirmou o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy.

Na categoria de Games, o vencedor foi o jogo “Twinkle”, para PC E Xbox 360. O game foi desenvolvido por Marcel Barbosa, Rodrigo Ueda, Adham Benelli, Gustavo Paulino e Eduardo Morgado (mentor), todos da Unesp.

Na categoria Inovação, a equipe Life UP, com integrantes da Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Pernambuco venceu a competição com o projeto “Can Game”, voltado para crianças autistas. A intenção do projeto é melhorar o desenvolvimento cognitivo e reduzir a agressividade e agitação dessas crianças. A equipe foi composta por Allan Cleysson de Oliveira Ramos, Thiago Pedrosa Lins, Rodolfo Jose de Oliveira Soares, Luiz Reis Nogueira Neto e Eraldo Guerra Filho (mentor).