Sonda Philae
Categorias

Sonda Philae entra em sono profundo depois de enviar últimos dados sobre o cometa

É oficial: A sonda Philae entrou em hibernação. Após fazer história ao aterrissar em um cometa cerca de 500 milhões de quilômetros da Terra no início desta semana, sua energia acabou e os sinais da unidade cessaram.

Mas pouco antes dos últimos picos de energia de Philae se esgotarem, ela mandou para a Terra uma série de transmissões contendo as principais informações no cerne da missão Rosetta. “Tem sido um enorme sucesso, toda a equipe está encantada”, disse Stephan Ulamec, cientista alemão que fez parte da missão. Ele acrescentou em um comunicado de imprensa, “Apesar da série não planejada de três aterrissagens, todos os nossos instrumentos podem ser operados e agora é hora de ver o que temos”.

Sonda Philae

O desembarque instável da Philae, que acabou resultando em um pouso longe do lugar planejado, deixou a base da sonda em um penhasco. Isso é um problema, porque a sombra do penhasco bloqueia os painéis solares e impedem que ela seja recarregada.

No entanto, os objetivos da missão primária foram completos. O conjunto de instrumentos a bordo foram capazes de perfurar e analisar uma amostra de solo, fazer leituras de temperatura e usar ondas de rádio para estudar as partes internas do cometa, entre outros estudos.

A Agência Espacial Europeia advertiu no entanto que não devemos esperar mais novidades da Philae por enquanto. A agência espera poder restabelecer as comunicações quando a sonda se aproximar do Sol, algo que deve acontecer em agosto do próximo ano.