Categorias

SOPA e o Dia em que a Internet Parou

A Wikipedia ficou preta
A Wikipedia ficou preta em protesto

O “apagão da Internet” pode não ter conseguido o apoio do Twitter ou do Facebook, como foi previsto anteriormente, mas ainda assim o dia 18 de janeiro de 2012 entrará para a história da web. Google, WordPress, Wikipedia e mais de 10 mil sites aderiram ao movimento de protesto contra a SOPA (Stop Online Piracy Act) e colocaram mensagens de repúdio ou simplesmente saíram do ar hoje.

Todas as páginas da Wikipedia estão redirecionando para uma tela de fundo negro informando que o projeto de lei significará o fim do conhecimento gratuito. O protesto irá durar 24 horas e incita os cidadãos americanos a procurarem seus representantes no governo.

A página inicial do Google.com exibe seu logotipo censurado por uma tarja preta e um link para entrar em contato com o congresso americano. As buscas continuam funcionando normalmente. O WordPress também exibe tarjas pretas em quase todo o conteúdo de sua página principal, incluindo a palavra “censurado”, em inglês. A Wired, famosa revista digital de tecnologia, colocou tarjas sobre todas as notícias na primeira página.

O agregador de conteúdo Reddit tirou o serviço do ar, colocou um fundo escuro em seu site e conclama os visitantes à ação, entrando em contato com seus representantes eleitos. O Tucows também escureceu seu layout e colocou um link de protesto contra o SOPA. O site do openSUSE nem mesmo abre, redirecionando todos os acessos para o site SOPA Strike.

No Brasil, o site do Idec, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, aderiu aos protestos com mensagem de repúdio e fundo escuro. No texto do Idec, “sob pretexto de combate à pirataria, (os projetos) preveem o bloqueio de
sites que compartilham conteúdos ou que supostamente ferem direitos
autorais”. O cantor Gilberto Gil tirou seu site do ar e vem publicando mensagens no Twitter.

Segundo Chris Dodd, diretor da Motion Pictures Association of America (a MPAA, uma das incentivadores do projeto de lei), essas manifestações não passam de “truques” e classificou como “resposta irresponsável e desserviço à população” a atitude.

.