Categorias

Spotify cria playlists automáticas infinitas

O Spotify anunciou hoje o lançamento das Daily Mix, playlists diárias infinitas geradas automaticamente e customizadas para cada usuário, para todos os gostos.

O recurso já está disponível nas versões do aplicativo para Android e iOS e é acessível através de uma nova categoria no topo da biblioteca do usuário.

De acordo com o serviço de streaming de música, “com o Daily Mix, você irá sintonizar com uma mistura de músicas que você conhece e adora” em “playlists continuamente atualizadas”. As opções são variadas de acordo com diferentes gêneros, adequados àquilo que o usuário pode estar disposto a ouvir naquele dia e cada lista irá incluir uma seleção de músicas que já são conhecidas do usuário, misturadas com faixas que podem agradar dentro daquele estilo. Nas palavras do Spotify, “você poderá redescobrir alguns sucessos esquecidos ou mesmo achar um novo lote de favoritas”.

Para o algoritmo funcionar corretamente na geração das listas, é preciso ter pelo menos duas semanas de utilização do serviço, de forma que o Spotify consiga traçar um perfil das preferências do usuário. E esse mesmo algoritmo evolui com o uso: “quanto mais você ouve, melhores seus Mixes se tornam”, afirma a empresa. E o usuário pode controlar o resultado final “banindo” determinadas faixas de serem inseridas novamente em playlists futuras ou favoritando aquelas descobertas para adicionar a música no sistema.

De acordo com o Spotify, a novidade será expandida em breve também para as versões de desktop (Mac e Windows) e web da plataforma.