Categorias

Spotify lança nova ferramenta para você descobrir músicas

O Spotify fez diversas mudanças em seu site ano passado, inclusive reformulando totalmente seu aplicativo móvel em todas as plataformas.

Mas mesmo com essa reformulação, usuários ainda estavam pedindo soluções melhores que ajudassem a descobrir músicas. “Estávamos muito obcecados com esse problema”, disse o gerente de produtos do Spotify, Miles Lennon. Depois de um ano de trabalho, a resposta finalmente chegou!

A nova ferramenta “Touch Preview” não é uma nova seção do app ou requere uma assinatura premium. Ao contrário, é apenas uma mudança sutil na interface do usuário.

spotify-touch-preview

Em qualquer lugar no app do Spotify, seja na tracklist de um álbum, enquanto procura por gêneros ou em playlists, se você quiser fazer um pequeno “teste” de músicas que não conhece antes de adicionar na playlist do dia, tudo que você tem que fazer é tocar e segurar para ouvir 30 segundos da faixa.

Uma vez que você ativou uma pré-visualização, você arrasta o dedo para cima ou para baixo através de uma lista e o app salta imediatamente para mostrar 30 segundos da próxima música.

Tocar e arrastar ao longo de uma lista ou grade parece ser uma ótima maneira de descobrir novos artistas e, e se você passar seu dedo rapidamente, parece que está selecionando uma estação no rádio.

https://www.youtube.com/watch?v=BriF9qxInAk

Se uma prévia chama sua atenção, é só deslizar para a direita para colocar na fila de músicas ou para a esquerda para salvá-la em sua coleção.

“[Nós] pensamos: Por que gastar tanto tempo aprimorando como a música é navegada visualmente quando talvez devesse ser navegada audivelmente?”, disse Lennon.

O novo recurso será disponibilizado em uma atualização a partir de hoje em dispositivos iOS, e chegará ao Android e outras plataformas em breve.