Categorias

Starbucks é líder de pagamento móvel

Enquanto Apple, Google e operadoras de cartão de crédito tentam entender como alavancar o pagamento móvel através de smartphones, a rede de cafeterias Starbucks atinge um sucesso inesperado na modalidade.

O crescimento de vendas na rede foi tão alto que atraiu a atenção da Apple, que está fechando uma parceria para o ano que vem usando o Apple Pay.

Segundo o CEO da Starbucks Howard Schultz, a empresa está vendendo 5 milhões de pedidos online por mês e esse número não para de crescer. Através do aplicativo exclusivo, o cliente pode escolher o seu café e efetuar o pagamento antes mesmo de chegar na loja Starbucks mais próxima. A adesão foi maciça.

O número de usuários móveis da rede cresceu 32% deste o ano passado. Quase dez milhões de clientes escolhem pagar usando seus dispositivos móveis todas as semanas no balcão. Em Outubro deste ano, cerca de 21% de todas as vendas da cadeia de cafeterias nos Estados Unidos foi concretizada através dos pagamentos móveis.

Starbucks

A rede Starbucks sempre esteve na vanguarda da tecnologia. Em 2002 já oferecia pontos de Wi-Fi gratuitos para seus clientes. Em 2007, trazia acesso grátis ao iTunes Music, graças a uma parceria com a Apple. No ano seguinte, distribuía músicas para download gratuitamente no serviço de música da Apple.

Agora a Apple quer fortalecer essa aliança, trazendo o sistema do Apple Pay como mais uma opção de pagamento para os clientes do Starbucks. É uma aliança estratégica, uma vez que fontes internas apontam que o serviço de pagamento móvel da Apple teve uma adesão inicial bastante alta mas seu uso vem decrescendo mês a mês.