Categorias

Startup apresenta robô doméstico na CES 2017

Entra CES, sai CES e novas empresas apresentam produtos que prometem finalmente realizar aquele velho sonho da ficção-científica: robôs domésticos para toda a família.

Kuri é a nova promessa desse ano, desenvolvido pela startup Mayfield Robotics que deseja unir as funcionalidades de assistentes digitais com a simpatia dos robôs dos desenhos animados.

A Mayfield Robotics não é uma aventureira no ramo: a empresa foi fundada e é incubada pela Bosch e seus engenheiros possuem extenso conhecimento no ramo da robótica. Kuri apresenta funcionalidades impressionantes e já está disponível para pré-venda nos Estados Unidos, com previsão de lançamento para o segundo semestre desse ano. Confira as possibilidades de interação do carismático robozinho:

Kuri entende linguagem humana, a exemplo de outros assistentes fixos, como Amazon Echo ou Google Home e consegue captar vozes em 360º graças a microfones direcionais espalhados em sua estrutura. Para navegar pelo ambiente doméstico, a unidade possui sensores visuais capazes de identificar obstáculos e ele é capaz de seguir seus donos com bastante mobilidade, graças a um conjunto de três rodas independentes.

Ao contrário de outros assistentes, Kuri foi projetado para fazer companhia e todo o seu design é focado em criar o maior nível de empatia possível. Seus movimentos e interações contaram com a consultoria de um animador da Pixar, estúdio responsável pelo sucesso Wall-E, animação repleta de robôs cativantes. Cada detalhe de sua produção foi pensado para inspirar confiança.

Quem estiver disposto a fazer a reserva de uma unidade Kuri terá que depositar US$100 adiantados, mas o preço final do robô, quando ele estiver disponível para entrega, será em torno de 700 dólares. Faltando ainda tanto tempo para o robô entrar no mercado, resta saber se ele se tornará aquilo tudo que imaginávamos ou se será esquecido como as outras promessas das CES passadas.