Categorias

Stephen Hawking também tem medo das Inteligências Artificiais

O físico Stephen Hawking é uma das mentes mais brilhantes em atividade  no mundo, então, quando ele fala, é bom escutar. E, pela terceira vez esse ano, ele alertou sobre o perigo do surgimento da Inteligência Artificial.

“O desenvolvimento da inteligência artificial completa poderia significar o fim da raça humana”, declarou Hawking em entrevista para a BBC. E completa: “ela assumiria o controle sozinha e se redesenharia em uma progressão cada vez maior. Humanos, que são limitados pela lenta evolução biológica, não poderiam competir e seriam superados”.

Ironicamente, o físico utiliza uma nova tecnologia de inteligência artificial desenvolvida pela Intel para se comunicar. O sistema “aprende” como o cientista pensa e oferece palavras que ele provavelmente utilizaria. Hawking entretanto, revelou que preferia utilizar a tecnologia anterior, por causa do tom de voz metálico que teria se tornado sua marca registrada.

Steve_Hawking

Esta foi a terceira vez que o gênio da física apontou para os dilemas das Inteligências Artificiais. Em Maio deste ano ele já havia afirmado que a bondade moral das AI não seria inerente, mas dependente de quem as criasse. E em Junho voltou a alertar que os robôs poderiam acabar se tornando mais inteligentes do que nós.

Stephen Hawking não está sozinho em suas preocupações. O magnata da tecnologia Elon Musk também levantou essa bandeira e acredita que a Inteligência Artificial pode ser a maior ameaça existencial da Humanidade.