Categorias

Steve Ballmer chama Google de “monopólio” que as autoridades devem controlar

 Steve Ballmer, CEO da Microsoft, decidiu destacar suas preocupações sobre as práticas comerciais do Google. Durante uma apresentação na reunião de análise financeira da Microsoft, Ballmer discutia como sua empresa pode gerar dinheiro em serviços ao consumidor e acabou mencionando o Google como exemplo.

“O Google faz isso”, observou o executivo. “Eles têm esse incrível, maravilhoso, ouso dizer, monopólio e somos [Microsoft] os únicos no planeta a tentar competir com isso”, explicou.

Questionado por um analista sobre como a Microsoft pode atacar o domínio do Google em buscas e publicidade, Ballmer mencionou o Bing, mas reconheceu que é uma luta difícil: “Se temos exatamente a mesma qualidade de algoritmos, mas muito menos escala na publicidade vinculada a buscas, vamos ter menos receita do que o Google. O que significa que eles têm mais dinheiro para pagar distribuição em dispositivos Samsung ou Apple”, disse.

Ballmer quer aumentar participação do Bing no mercado
Ballmer quer aumentar participação do Bing no mercado

Antes de continuar falando sobre o Bing, Ballmer fez uma pausa para discutir suas frustrações em relação à gigante de buscas, afirmando que acredita que as práticas do Google são “dignas de discussão”: “Eu acho que eles precisam de pressão das autoridades. Acho que eles precisam de pressão do mercado”.

Ballmer concluiu seus pensamentos e opiniões sobre o Google afirmando que a Microsoft já tem planos para pressionar seu rival no mercado. Embora não tenha explicado exatamente o que a empresa tem em mente, o executivo apontou uma parceria com o Siri da Apple como um bom exemplo e afirmou já ter “uma estratégia muito boa ataque” para o futuro.