Categorias

Steve Ballmer conta porque brigou com Bill Gates

Nos últimos anos de seu mandato como CEO na Microsoft, Steve Ballmer já não tinha mais a mesma relação do passado com o fundador Bill Gates e agora sabemos o motivo.

Em entrevista para a Bloomberg, Ballmer, agora já há muito substituído de suas funções na empresa por Satya Nadella, finalmente esclareceu o atrito entre ele e Gates.

“Havia uma discordância fundamental sobre o quão importante era estar no mercado de hardware”, explicou o ex-executivo. “Eu tinha alavancado o Surface. O conselho de diretores estava um pouco, um pouco relutante de apoiá-lo. E então as coisas chegaram em um clímax sobre o que fazer a respeito do mercado de telefones”. De acordo com Steve Ballmer, essas discordâncias fizeram com que ele e Gates “se afastassem”.

“Definitivamente não era uma coisa simples para nenhum de nós”, afirmou. Ao final, ele acredita que havia “uma pequena diferença de opinião na direção estratégica da empresa”.

Atualmente, um dos pilares da nova Microsoft sob a liderança de Satya Nadella está justamente apoiado no mercado de hardware, principalmente no Surface. Mas, na era Ballmer, houve resistência para essa guinada. Sobre o mercado de smartphones, vale lembrar que o próprio Steve Ballmer menosprezou a importância do iPhone em 2007: “Não há a menor chance de que o iPhone consiga qualquer fatia significante do mercado. Nenhuma chance”.

Perguntado sobre seu maior arrependimento no cargo, o atual dono do time de basquete Los Angeles Clippers, declarou: “eu teria movido para o mercado de hardware mais rápido e reconhecido que aquilo que tínhamos no PC, onde havia uma separação de chips, sistemas e software, não iria se reproduzir por si mesmo no mundo móvel”.