Categorias

Steve Wozniak acredita que a Apple deveria pagar impostos como todo mundo

Steve Wozniak pode ser um dos fundadores da Apple, mas colocou a empresa em uma saia justa durante um programa de entrevistas para a rádio britânica BBC Radio 5 nessa última sexta-feira.

Para Wozniak, não apenas a Apple, mas diversas outras empresas deveriam evitar manobras de evasão fiscal e pagar seus impostos corretamente como todo mundo.

“Eu não gosto da ideia de que a Apple possa estar não pagando seus impostos da mesma forma que eu faço como pessoa física”, reclamou o antigo parceiro de Steve Jobs. “Eu pago mais de 50 por cento de tudo que eu ganho em impostos, e eu acredito que isso faz parte da vida e você deveria fazer isso”. Quando perguntado novamente se sua declaração abrangia mesmo a Apple, Woz não hesitou: “todas as empresas do mundo deveriam”.

Sonegação de impostos é um tema delicado para a empresa que Steve Wozniak ajudou a fundar. Em 2013, o CEO Tim Cook precisou testemunhar perante o Congresso americano para se defender de uma acusação inserida em um relatório governamental, que acusava a empresa de manobrar seu faturamento fora das fronteiras para escapar do fisco do país.

E a Apple voltou a ser questionada no final do ano passado pelas autoridades italianas, pelo mesmo motivo: evasão de impostos. A empresa acabou pagando uma multa equivalente a 1.387 bilhão de reais à Justiça italiana e o caso ainda está sendo analisado.

Apesar de não ter mais nenhuma relação direta com a administração da empresa, Wozniak ainda é uma voz a ser considerada quando a Apple se torna o centro das atenções. O ex-executivo se posicionou ao lado de Tim Cook durante a crise com o FBI e nessa mesma sexta-feira voltou a reiterar o seu apoio: “a Apple vem sendo o bom moço. Existem políticos que não fazem a menor ideia sobre o que cibersegurança é tentando passar leis dizendo que a Apple tem que fazer produtos inseguros. Por quê? Isso é tão horrível; isso é um crime; eu apenas choro”.