Categorias

Steve Wozniak faz críticas ao filme biográfico de Steve Jobs

Steve Wozniak teceu críticas ao filme Jobs e a Ashton Kutcher
Steve Wozniak teceu críticas ao filme Jobs e a Ashton Kutcher

O filme Jobs, que retrata a vida de Steve Jobs, vem recebendo impressões controversas da mídia especializada, mas recebeu um golpe duro de um de seus “personagens”.

Em postagem no Gizmodo, Steve Wozniak afirmou que, mesmo tendo gostado da ação do filme, alguns tópicos não foram representados da forma correta, e outros foram simplesmente deixados de lado.

“Eu me senti mal por algumas pessoas que conheço bem, e que foram representadas erroneamente em suas interações com Jobs e com a companhia. (…) Eu sou muito grato a Jobs por sua excelência na i-Era, e suas contribuições para a minha vida de excelentes produtos, mas esse filme o representa como se ele já tivesse mostrado essas ideias no passado” – afirmou Woz.

Ele também fez duras críticas aos comentários recentemente feitos por Ashton Kutcher, intérprete de Jobs no filme, que afirmou que Wozniak estava insatisfeito com o roteiro do filme pois estava sendo pago por outro estúdio.

– Eu acredito que muito do que tem de errado no filme vem da visão de Ashton sobre Jobs. Ele fez algumas afirmações erradas sobre mim recentemente e que eu não gostei do filme porque estou sendo pago para oferecer consultoria para outro. Esses são exemplos de que Ashton ainda está no personagem. (…) Quanto a comprometer meus princípios por dinheiro, eu vou incluir um detalhe que ficou de fora do filme. Quando a Apple decidiu não recompensar alguns amigos que ajudaram no princípio, eu dei a eles algumas partes da minha porcentagem. Porque era o certo – disse Wozniak.

Confira o comentário de Wozniak:

“Eu assisti Jobs hoje. Achei que as atuações estavam boas. Eu fiquei atento e entretido, mas não o suficiente para recomendas o filme. Um amigo, que participa do filme, disse que ele não queria assistir ficção, e não tem interesse em assistir o filme.

Eu acredito que muito do que tem de errado no filme vem da visão de Ashton sobre Jobs. Ele fez algumas afirmações erradas sobre mim recentemente (incluindo eu supostamente ter dito que o “filme” era ruim, provavelmente influenciado por manchetes sensacionalistas) e que eu não gostei do filme porque estou sendo pago para oferecer consultoria para outro. Esses são exemplos de que Ashton ainda está no personagem. Qualquer filme teria me pago para consultoria, mas Jobs já tinha um roteiro escrito. Eu não posso tirar a liderança criativa de alguém. E eu não gostei do roteiro. Mas, eu ainda esperava por um grande filme.

Quanto a comprometer meus princípios por dinheiro, eu vou incluir um detalhe que ficou de fora do filme. Quando a Apple decidiu não recompensar alguns amigos que ajudaram no princípio, eu dei a eles algumas partes da minha porcentagem. Porque era o certo. E eu possibilitei que 80 outros empregados tivessem algumas ações antes do IPO, para que pudessem participar das riquezas.

Eu me senti mal por algumas pessoas que conheço bem, e que foram representadas erroneamente em suas interações com Jobs e com a companhia. O filme encerra muito bem onde o grande Jobs finalmente encontra o sucesso em um produto (o iPod) e muda a vida de muitas pessoas. Eu sou muito grato a Jobs por sua excelência na i-Era, e suas contribuições para a minha vida de excelentes produtos, mas esse filme o representa como se ele já tivesse mostrado essas ideias no passado.”

via Gizmodo