O co-fundador da Apple Steve Wozniak parece ter aceitado que os robôs podem ser o futuro e não está mais preocupado.
Em uma palestra no Freescale Technology Forum em Austin, Texas, na semana passada, o pioneiro da computação afirmou que os robôs “serão mais inteligentes que nós. E se eles forem mais inteligentes do que nós, então eles vão perceber que precisam de nós”.
É uma grande mudança de percepção, se lembrarmos de que Wozniak em Março pensava bem diferente. Ele chegava a temer que a raça humana se transformasse em um tipo de “bichinho de estimação” de uma “espécie que estará acima de nós”.
Confrontado com o que disse anteriormente, um dos criadores da computação pessoal foi claro: “Eu superei meu medo de que seremos substituídos por computadores. Eles irão nos ajudar. Nós pelo menos seremos seus deuses originais”.
Para Wozniak, a ascensão das Inteligências Artificiais “na verdade se revelará algo muito bom para os humanos. E ainda vai demorar centenas de anos mais pra frente antes de que eles (os robôs) sequer tenham essas habilidades. Eles serão tão inteligentes então que eles saberão que precisam manter a natureza, e humanos fazem parte da natureza”.