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Streaming de música dobrou em 2015, enquanto vendas continuam a cair

De acordo com um relatório anual da Nielsen, 2015 foi um excelente ano para os serviços de streaming de música. Segundo o relatório, 317 bilhões de faixas foram ouvidas durante o último ano através de serviços do tipo. Tal número representa um crescimento e tanto em relação a 2014, ano durante o qual foram ouvidas via streaming cerca de 164,5 bilhões de faixas.

Já em relação às vendas de álbuns físicos, a Nielsen também afirma que as vendas continuam em declínio, embora este não seja tão acentuado quanto o do ano anterior. Segundo a empresa, 2015 registrou uma queda de 6% nas vendas de álbuns, ao contrário dos 11% de 2014.

As vendas de álbuns digitais também continuam em queda, embora não tão acentuadas quanto as dos álbuns tradicionais, físicos. A Nielsen aponta uma vendagem de 103,3 milhões de álbuns em 2015, contra os 106,5 em 2014, o que representa uma queda de 2,9%.

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Além disso, os discos de vinil continuam em alta, pelo que parece, e durante 2015 tivemos um aumento de 30% nas vendas de LPs, sendo que o total destas vendas representa algo em torno de 9% do total de cópias físicas vendidas.

A Nielsen também aponta uma queda acentuada nas vendas de faixas individuais por download. Foram 964,8 milhões em 2015, ao contrário de 2014, quando as vendas atingiram a casa dos bilhões.

Vale a pena ressaltar que os números acima referem-se apenas aos Estados Unidos, e que o relatório se focou em dados bastante variados, obtidos de diversos serviços diferentes, como por exemplo Spotify, AOL, Google Play, Rdio (adquirido pelo Pandora), Rhapsody, Apple Music, Xbox Music e Youtube, dentre outros.

O relatório também registra que, nos Estados Unidos, os consumidores passam 24 horas por semana, em média, ouvindo música. Além disso, dos 91% de norte americanos que ouvem música, 75% relataram ouvir música online toda semana, enquanto 44% relatou ouvir música através de smartphones.

Outra informação interessante está relacionada aos preços dos serviços de streaming, e com o fato de que muitos usuários não enxergam benefícios nos planos pagos, quando disponíveis, preferindo optar pelas modalidades gratuitas.