A revista Newsweek em breve poderá ser processada por Dorian Nakamoto após fazer uma matéria alegando que ele é o criador da moeda virtual Bitcoin.
O dinheiro está sendo levantado através do “Dorian Nakamoto Legal Defense Fund” e será usado para mover uma ação judicial contra a revista Newsweek, que ainda não retirou seu artigo sobre o homem de 65 anos.
O fundo está recebendo contribuições através de cartão de crédito ou de débito e Bitcoin.
Além de oferecer um espaço para doação pública, o site ‘Newsweek Lied‘ lista transgressões da publicação, incluindo relatos com distorções de fatos, citações alteradas ou inventadas, e até mesmo uma conversa completamente falsificada.
Ele também cita críticas contra o artigo e como uma contribuinte da revista supostamente obteve informações privadas de Nakamoto através de meios antiéticos.
Em março, a Newsweek publicou uma história afirmando que tinha descoberto a verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto, o criador misterioso do Bitcoin. Uma trilha de investigação teria levado a “um nipo-americano de 64 anos, cujo nome real é Satoshi Nakamoto”, que teria “uma carreira envolta em segredos, tendo feito trabalhos secretos para grandes corporações e os militares dos EUA”.
O homem negou qualquer envolvimento com o Bitcoin na época.