Categorias

Supremo Tribunal de Justiça utiliza memes em campanha para o Facebook

STJ utiliza memes em campanhas no Facebook

Para divulgar e explicar algumas decisões tomadas durante certos julgamentos, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu utilizar personagens e situações populares da internet em sua página do Facebook. A atitude, que deveria aproximar o STJ do público na rede social, acabou sendo criticada por alguns usuários, que esperavam uma postura mais sóbria do Tribunal.

Uma das imagens que gerou polêmica foi a do Seu Madruga, personagem do seriado Chaves, famoso por dever meses de aluguel, que aparece ao lado da mensagem: “Não pagou o aluguel? O fiador responde por juros de mora desde a data de vencimento dos aluguéis não pagos”. Além do Seu Madruga, a página oficial publicou montagens com os Smurfs e até Star Wars.

Para o STJ, os memes e imagens foram criados a fim de orientar e passar informações importantes sobre a legislação brasileira a internautas leigos. A polêmica que surgiu é sobre o fator humorístico da campanha: muitos usuários reclamaram que um órgão judicial, que tem a imagem de ser mais sério e formal, não deveria utilizar de humor para promover suas ações. 

Acesse a página do STJ clicando aqui.