Categorias

Symantec duvida da história da geladeira que mandava spam

Será possível que uma geladeira inteligente conectada à internet possa ser hackeada e transformada em uma fonte de spam? Segundo a Proofpoint, isso aconteceu. Para a Symantec, a história é falsa.

“Nós monitoramos o tráfego da internet intensivamente e acredito que nós teríamos percebido se tivesse acontecido”, declarou Liam O’Murchu, gerente de segurança da Symantec. De acordo com o especialista, isso tipo de incidente nunca aconteceu antes e a Proofpoint deve ter errado em sua análise.

A controvérsia surgiu a partir da alegação da Proofpoint de ter detectado uma rede de 100 mil dispositivos comprometidos, onde 25% deles nem mesmo eram computadores. Incluída na lista de aparelhos domésticos afetados, estavam diversos televisores e uma geladeira. Mas, para a Symantec, houve um erro de interpretação de endereços IP. O que os hackers teriam feito é assumido o controle de roteadores que estariam redirecionando portas e os verdadeiros emissores de spam seriam mesmo computadores dentro das redes comprometidas.

A Proofpoint rebateu a acusação, declarando que conhece o redirecionamento de portas e que outras evidências apontam para a presença de dispositivos inteligentes na botnet descoberta, que estariam funcionando como proxies do envio de emails em larga escala. Mas a empresa se recusou a identificar os modelos ou as marcas dos aparelhos afetados.