Antivirus
Categorias

Symantec “enxugará” sua linha de produtos com o novo Norton Security

Já há muitos anos deixei de utilizar as soluções de segurança da Symantec. Norton Antivirus, etc. Optei ao longo dos anos tanto por produtos gratuitos quanto por pagos, de diversas outras fabricantes, até chegar a um ponto onde me sinto confortável utilizando apenas uma suíte e renovando-a todos os anos (para quem se interessar, o Kaspersky Pure 3.0, após algum tempo utilizando o G Data, da alemã G DATA Software).

Cheguei a insistir por algum tempo (há muitos anos atrás) nas soluções da Symantec. Mas eu sempre ficava extremamente irritado com a lentidão que os produtos causavam nos computadores, apesar destes muitas vezes suplantarem os requisitos exigidos.

Me irritavam também as falhas, os falsos positivos, os problemas que o Norton causava no PC (travamentos, interferências indevidas com outros aplicativos, etc), e por muitas vezes, os vírus que ele deixava de detectar.

Obviamente, nenhuma solução de segurança é perfeita. Todas possuem seus prós e seus contras. Hoje em dia, escolher uma dentre a grande quantidade que existe no mercado é uma tarefa bem difícil. É sempre imprescindível, aliás, testar os produtos pelo máximo número de dias possível, através das demos que as desenvolvedoras sempre oferecem.

Antivirus

Mas voltando à Symantec, pelo menos até o dia em que deixei de utilizar seus aplicativos, sempre me deparei mais com problemas e dores de cabeça do que com soluções e proteção. Ou melhor, os problemas eram tantos que acabavam meio que obscurecendo as vantagens dos softwares.

A Symantec possui uma linha um tanto quanto grande de produtos, atualmente. E tudo isto mudará a partir do próximo dia 23 de Setembro, quando deixarão de existir os seguintes softwares:

  • Norton AntiVirus;
  • Norton Internet Security;
  • Norton 360;
  • Norton 360 Multi-Device;
  • Norton 360 Premier Edition;

Todos os acima serão substituídos por um único aplicativo de segurança, o novo Norton Security, o qual contará tanto com proteção antivírus (recursos do Norton Antivirus) quanto com as funcionalidades do Norton Internet Security. O novo Norton Security contará com um Firewall, claro, e também com Intrusion Protection System (IPS), além de heurística aprimorada e melhorias na performance.

Norton Security

A Symantec menciona que muitas das tecnologias presentes no novo Norton Security foram aprimoradas ou então reconstruídas, a partir do zero (bem, esperamos então que a nova suíte seja mais leve e trabalhe melhor). A Symantec também oferecerá uma garantia de reembolso aos usuários, e isto certamente é para nos convencer de que tudo mudou para melhor:

Se no final do dia nos depararmos com algo com o qual não podemos lidar, iremos devolver o seu dinheiro“, disse Gerry Egan, diretor sênior de gerenciamento de produtos Norton na Symantec.

A nova solução de segurança da Symantec poderá ser utilizada em até 5 equipamentos, e isto inclui computadores rodando Windows e Mac, além de dispositivos Android e iOS. Será também lançada uma versão mais cara da suíte, a qual incluirá um serviço de armazenamento na nuvem baseado na SwapDrive, startup adquirida pela empresa em 2008 e que já contava com integração com o agora moribundo Norton 360.

Esta versão mais completa, com o serviço de backup, custará cerca de US$ 100,00 (não foi confirmado, entretanto, o preço da outra versão, sem backup) e comportará até 10 dispositivos, segundo Gerry Egan.

A Symantec também menciona que o Norton Security terá uma interface mais limpa e moderna. Além disso, as definições de vírus dependerão da nuvem do Norton, e a empresa afirma que este será o Norton “mais rápido e mais leve já lançado“.

Ainda fico em dúvida em relação a estas mudanças no Norton, e confesso que não penso em migrar, até mesmo porque, como dizem por aí, “em time que está ganhando não se mexe”. E você?