A Microsoft informou nessa quinta-feira (18) seu resultado financeiro do último trimestre, revelando números piores que o esperado. Um dos produtos mais afetados pela queda de receita foi seu novo tablet Surface, que mostrou vendas fracas.
A empresa foi atingida por gigantes US$900 milhões de perda, gastos em estoques do Surface RT. O tamanho da perda sugere que os esforços da Microsoft em aumentar as vendas do tablet falharam e o dispositivo acabou não batendo as metas internas da empresa. Em termos de Windows, a gigante ainda viu o sistema cair 6% em relação ao trimestre passado e 1% para o ano fiscal completo.
Amy Hood, CFO da Microsoft, comentou sobre os números, explicando que os resultados foram “impactados pela queda no mercado de PCs”, mas que mesmo assim a empresa continua vendo uma “forte demanda” para outros serviços, como o Office 365, Outlook.com, Skype e Xbox LIVE. Enquanto isso, Steve Ballmer, CEO da empresa, evitou falar sobre o péssimo desempenho do Surface e decidiu focar nos próximos produtos e na recém anunciada reestruturação de liderança que vem acontecendo dentro da Microsoft.
“Nós sabemos que temos que fazer melhor, particularmente nos dispositivos móveis”, disse Amy. “Esta é uma grande razão pela qual nós fizemos mudanças organizacionais estratégicas”, explicou. Tentando mudar as coisas, a Microsoft decidiu fazer um grande corte de preço do Surface e ainda expandiu a distribuição do modelo para atrair clientes.