Categorias

Taxistas de Londres fecham a cidade para protestar contra o Uber

Nesta quarta-feira, diversas vias de Londres foram interditadas por uma manifestação que uniu pela primeira vez todos os cinco sindicatos de taxistas da cidade em um protesto coletivo contra o Uber.

Milhares de taxistas fecharam os acessos ao centro da capital inglesa enquanto exigiam do governo regras mais duras contra o concorrente, cujas tarifas mais baixas estariam prejudicando a categoria.

Dados levantados pelos organizadores do protesto indicam que oito mil taxistas aderiram ao movimento. Ao contrário de manifestações similares em outros países, não foram registrados incidentes de violência. Os taxistas tampouco exigiram o fim das operações do Uber no país, apenas que os serviços de motorista privado oferecidos pelo aplicativo sejam regulados da mesma forma que os taxistas.

De acordo com uma das participantes da manifestação, a taxista Alice Cudlip, que dirige um dos tradicionais táxis pretos característicos da cidade, “os pequenos negócios estão desaparecendo e tudo está se tornando mais brando. Os táxis, que têm alma e tradição em Londres, estão sendo removidos e isso me deixa realmente brava. Em última instância, o governo está se curvando a companhias como o Uber, que não pagam impostos”.